terça-feira, 1 de novembro de 2016

ENTREVISTA COM A BIBLIOTECÁRIA ADRIANA XAVIER - CEU ALVARENGA



Entrevista com a bibliotecária Adriana Xavier.
Perguntas realizadas pelas Blogueiras Larice e Layane do 9º ano B.









   1)   Qual é o seu nome? E quantos anos você tem?
R= Adriana Xavier, 49 Anos
    2)   Qual a importância do seu trabalho? E quantos anos de experiência?
R= Bom no meu trabalho eu acredito que tem uma grande importância porque além da gente disponibilizar uma gama enorme de informações para as pessoas a gente ainda orienta quanto as necessidades das pessoas individualmente, Desde que me formei eu trabalho em bibliotecas então posso dizer que tenho uns 26 ou 27 Anos de experiências como bibliotecária.
    3 )   Quantos anos você trabalha aqui no CEU Alvarenga?
R=No CEU desde 2008, portanto eu tenho 8 anos que trabalho aqui no CEU.
   4)   Você é moradora desta região?
R= + ou – um pouco para cima do perímetro do CEU , dizemos que é pouca coisa fora.
     5 )   Como você se sente como bibliotecária?
R=Bom olha é uma profissão que eu escolhi assim quando eu estava no ensino médio antigo colegial, Desde que eu era criança minha mãe me incentivava a ler e trazia livros para eu poder ler por tanto frequentava muito bibliotecas e gostava muito de ler, e assim que como eu frequentava bastante a biblioteca eu gostava daquele ambiente ai eu fui procurar saber como quem era aquele profissional que trabalhava na biblioteca se ele precisava muita informação  e fui pesquisar se precisava prestar um vestibular e ai eu descobri essas informações  e optei pra fazer um curso e não me arrependo disso.
     7)   Você pretende deixar sua profissão?
R=Não, pretendo continuar nela até eu me aposentar ou até depois disso.
      8)   Que conselho você daria para crianças e adolescentes com relação ao uso da biblioteca?
R= Bom, tenho vários conselhos mas a primeira coisa que devemos que nos preocupar é o que eu venho fazer na biblioteca, não posso prejudicar os outros e não fazer o que você não queira que faça com você, manter as coisas em ordens e respeitar as regras. As pessoas fazendo isso todo mundo vai usar o espaço sem prejudicar ninguém.
8)O que você mais gosta de fazer como bibliotecária?
R= O trabalho de bibliotecária ele tem vÁrias facetas, mas você pode trabalhar desde a aquisição que seria a escolha dos livros e das matérias que vão pertencer àquela biblioteca ou aquele acervo e você pode trabalhar com a catalogação dessas matérias que é transformar a linguagem documental e linguagem digital um trabalho que todos bibliotecários fazem e você pode trabalhar  com diretamente ao público auxiliando na pesquisa e você pode trabalhar com bases de dados e enfim numa biblioteca pública também existe uma mediação de leitura, ação  cultural que é promover  atividades que incentivam as pessoas a ler e a gostar da leitura ,então essa é uma parte do trabalho especificamente das bibliotecas públicas que eu gosto muito que é de promover atividades e etc.
     9)Você tem blog?
     R= Não tenho, mas seria uma ótima ideia
     10) Fale sobre um livro que você recomendaria para os                jovens adolescentes?
    R= Eu recomendaria ( QUARTO DE DESPEJO) da Carolina Maria de Jesus ele é um livro que conta a trajetória de vida dela, então ela passou por muitas dificuldades até alcançar o objetivo dela, ela gostava de escrever e o sonho dela era ver algum livro dela publicado ai ela escreveu um diário contando as dificuldades dela que era uma catadora de papel e que tinha 3 filhos que tinha que sustentar então toda luta dela dificuldades que ela passou e o foco que ela tinha no objetivo que ela queria ser uma escritora reconhecida e ela alcançou esse sonho mas até chegar lá passou por muitas coisas e eu acho que e um livro que dá muitas mensagens para os jovens uma delas é valorizar o que agente tem e ter foco e objetivo para alcançar os seus sonhos nunca desistir acho que e uma mensagem bem bacana para os jovens.
11) Como você se lida diante de mudanças?
R=Acho que toda mudança a princípio a gente pode até achar que não é uma coisa boa e que vai modificar mais a rotina aquela zona de conforto mais acho que sempre trás alguma coisa que pode tirar aproveito que pode ser alguma vantagem alguma coisa boa eu acho que agente tem que se adaptar por que tem coisas que elas vêem e a gente não pode fugir então eu acho que a mensagem que eu passo e essa adaptação as mudanças e tentar tirar o melhor pra dar sequência ao seu trabalho.
12)Quais são os 3 recursos mais importantes para o uso da biblioteca publicas?
R= Eu acho assim, um acervo atualizado acho muito importante por que muita coisa acontece e muitas informações então tem que estar sempre atualizado para que as pessoas sempre tenham informações novas tecnologia todos os equipamentos tecnológicos que possam também complementar a informação a pesquisa do leitor acho importante ter e  o recursos humanos acho que tem que investir no profissional da biblioteca pra que ele também tenha condições de atuar de acordo com as novas tecnologias.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário